segunda-feira, janeiro 27, 2003

Ontem a noite, como não poderia nerdar, dei um jeito de ler alguma coisa.
De início, pensei em "O Senhor dos Anéis", mas ao chegar no quarto de meu irmão, encontrei A Metamorfose, de Franz Kafka.
Li ontem mesmo, em duas horas.



Muito interessante. Um livro que merece ser lido mais de uma vez, pra que se possa perceber o que há "nas entrelinhas" da história.
Gregor Samsa é o personagem principal, que um dia ao acordar, percebe que se transformou em um inseto gigante. O fato parece não perturbar tanto o presonagem, que chega a pensar em ir ao trabalho, naquelas condições.
É óbvio que isso não se faz possível. A família entra em choque ao vê-lo daquele jeito, e ele é confinado dentro de seu quarto.
A metamorfose pela qual ele passa é muito mais do que apenas física. Ele passa, de orgulho da família, de fonte de renda, para algo completamente desprezível e vergonhoso. Tentam escondê-lo de qualquer maneira. Apenas a irmã mais nova é ousada o bastante para entrar no seu quarto e lhe dar comida.
A família tem de abandonar seu estado ocioso (já que eram sustentados por Gregor) e começar a trabalhar. Com o passar do tempo, o irmão Gregor vai sendo esquecido, dando lugar ao inseto, que já é considerado como o maior fardo, e a maior desgraça da família.

A leitura do livro é rápida, boa.
Eu gostei bastante.

Sem comentários:

Enviar um comentário