quarta-feira, agosto 18, 2004

Ainda sobre filmes...

[Imagine aqui um poster preto e verde escuro, com o rosto do tal Ralph Fiennes e a palavra "Spider" escrita em letrinhas brancas. E só imagine, porque eu não sei mais colocar foto aqui no blog. Essas frescuras da blogger.com só servem pra atrapalhar as coisas. ¬¬]

Mas, bem... há um bom tempo eu queria assistir Spider, porque havia lido o livro, e gostado bastante. Graças à boa vontade da Bibi [e à locadora do pai dela], eu pude ver o filme ontem, mas acho que me decepcionei um pouco.
Não que seja um filme ruim; gostei da forma como é filmado, o ator principal é convincente e tudo mais, mas, talvez por ter lido o livro, achei o filme muito vago.
Pra que se convença com a história de Spider, é necessário que se preste atenção no ponto de vista do personagem. Mais ainda, é necessário que se tenha conhecimento do que se passa na cabeça do protagonista. O tal ponto de vista é fornecido pelo filme, que mostra a visão [literalmente] do sujeito sobre as coisas que o cercam, porém em nenhum momento se toma conhecimento das idéias do protagonista. E aí que o filme fica vago.
Claro que, até uma ostra com problema de cabeça [acho que já li isso em algum lugar...] perceberia que o personagem não tem nem um pouco de sanidade mental. Mas é por exagerar nesse ponto, o de que ele é maluco, que o filme fica vago.
Sem estar a par das idéias do Dennis Clag [acho que é esse mesmo o nome do rapaz], o máximo que você pode fazer é ficar contemplando a loucura do sujeito.
Mas, é aquela velha história... Adaptações de livros pro cinema não costumam ser tão boas como a versão escrita.
Exceto por "Senhor dos Anéis", que é bem chato de ler. Tanto que meu "As duas Torres" tá encostado há uns dois anos e...

Bem, isso não vem ao caso agora.

[Ouvindo Primal Scream - Accelerator]

Sem comentários:

Enviar um comentário