quinta-feira, dezembro 03, 2009

Tá chegando o natal, com breguice.

Quando eu era pequena, minha mãe falava que meu irmão do meio era como um passarinho. Porque ele chegava em casa e todos sabiam que ele estava lá, tantos os barulhos, as cantorias, as falações. De um jeito bonitinho, ela dizia que ele era a sua alegria .

Hoje, na época do natal, quando eu vejo aquelas luzinhas enfeitando as janelas e trombo com as vendedoras alvoroçadas, loucas prá nos venderem alguma coisa porque elas também querem ser felizes no fim do ano, eu sinto aquela vontade imensa de voltar prá casa, de simplesmente assistir a novela na sala, sabendo que no quarto, ali pertinho, vai ter quem venha se eu chamar. Quero comprar todas as bolinhas de natal bonitas que eu vejo prá pendurar na árvorezinha da minha mãe, e sempre lembro daquele presépio antigo quando vejo os cartazes nas papelarias: "Já temos papel Pedra".

Um dia me disseram que toda vez em que se vê um beija-flor deve-se fazer um desejo, sob a promessa de que ele se tornará realidade. Nunca confirmei essa história, e acho que, de fato, nunca quis saber se ela era realmente verdadeira, porque, de algum modo, ela fazia sentido prá mim.

Há pouco tempo percebi, devagarinho, de uma forma deliciosamente suave, que eu também tinha passarinhos à minha volta o tempo todo. Era impossível estar com eles e não notar a presença de quem tem algo bom prá falar mesmo nos dias mais mal humorados. Cantamos (nas garrafas de cerveja, às vezes!) e voamos sobre os lugares mais bonitos, em todas as vezes em que falamos sobre as nossas vontades. Soubemos fazer de qualquer lugar um ninho quando algum de nós precisou. Sonhamos, e sonhamos, e sonhamos.

Entendi que, quando longe do meu ninho original, eu tenho meus próprios hummingbirds, com os quais faço desejos todos os dias, e recebo como resposta um sorriso: promessa de tudo de bom que ainda irá acontecer.

[Para os meus passarinhos e beija-flores, obrigada por este ano. Em 2010, mais desejos e vôos para nós.]

Sem comentários:

Enviar um comentário