quinta-feira, outubro 30, 2003

"Uma pesquisa nos Estados Unidos descobriu que algumas musicas nao saem da nossa cabeça porque criam uma espécie de "coceira no cérebro", que so pode ser aliviada se o som for cantarolado muitas vezes.
Na Alemanha, esse tipo de musica é conhecida como "ohrwurm" (verme de ouvido) e, tipicamente, tem uma melodia otimista, com letra repetitiva, que fica entre atraente e irritante.
Musicas como Y.M.C.A., do Village People e Macarena, de Los Del Rio, devem seu sucesso à capacidade que têm de criar um "coceira cognitiva", segundo o professor James Kellaris, da Escola de Administraçao e Negocios da Universidade de Cincinnati. (...)
"Um dos elementos-chave de um 'verme de ouvido' é a repetiçao", disse Smith. "Algo com conteudo muito variado nao é assimilado facilmente." "Realmente, eu acho que, para objetivos praticos, um 'verme de ouvido' é realmente alguma coisa que as pessoas podem captar rapidamente e reproduzir enquanto estao caminhando na rua, para a infelicidade de muita gente."


(Retirado daqui)


Acho que isso explica as musicas que entram na minha cabeca e ficam me torturando durante dias consecutivos.
O ultimo "verme" que eu peguei foi a musica nova da Kelly Key. E meu Deus... como aquilo me incomodava. Era o dia inteiro cantarolando "Eu vou passar batom (chique chique chique chique!), eu vou ficar bonitahh... eu vou rebolar, vou rebolar, vou rebolar..."
O interessante e que ela se encaixa extamente nos padroes de musica-chiclete. E repetitiva, tem a letra (an, letra?) simples, e gruda na cabeca de tal forma que chega a fazer mal.
Foi um custo pra me livrar disso. Ultimamente nao tem nenhuma me incomodando, e espero que continue assim por um bom tempo.
Fico pensando nas coisas que podem vir a me atormentar. Uma amiga minha ficou com "A danca que balanca côôcu... a danca da alegria côôcu..." da Xuxa na cabeca, e quase ficou louca, coitada.
Ja pensou se eu pego alguma coisa do Katinguele, com aquela voz-prisao-de-ventre do Netinho? Deus me livre...

Sem comentários:

Enviar um comentário