quinta-feira, setembro 16, 2004

Há pouco tempo atrás lembro-me de ver um de meus irmãos dizendo que "amor" era coisa inventada pelos homens. Que isso de fato não existia. Claro que suas palavras não eram exatamente essas, e pode ser que minha interpretação tenha distorcido o que ele realmente quis dizer com isso.
Acontece que, na época, não aceitei bem sua afirmação. Mal sabia que pouco tempo depois eu estaria adotando suas frases pra definir o que costumam chamar de amor.
Posso estar sendo muito racional, ou qualquer outro nome que se dê pra isso, mas pra analisar algumas questões, gosto de colocar o homem em seu estágio primário de animal. Gosto de analisar os impulsos, e de pensar que no fundo, todos agimos por extinto.
Sendo assim, o tal "amor" de que tanto falam, pelo qual dizem sofrer, matar, morrer e outros verbos que se encaixam perfeitamente num soneto de Camões ou numa letra do Karametade quando é este o tema, seria apenas uma forma de desanimalização do sexo. E de construção de uma sociedade também.
Uma sociedade na qual, em linguagem de dia de semana, todo mundo se comesse, seria um caos danado. Aquele monte de mãe com sessenta filhos [sendo um de cada pai], doença pra tudo que é canto, e mais outras mil coisas que eu não preciso explicitar.
Por isso transformaram atração em amor. E inventaram pra ter sexo é preciso ter amor. Complicaram tanto o conceito da coisa, que chegar as vias de fato se tornou algo menos simples.
E é assim até hoje. Se a Fulana deu pro Fulano que ela conheceu ontem, ela é uma puta de Bê-erri, ou qualquer outro adjetivo escutável em butecos, afinal ela nem conhecia o rapaz, não havia amor.
Somos irônicos. Descemos o pau em quem nada mais faz do que seguir seu instinto animal.

Eu sei que posso estar exagerando, afinal de contas, muito tempo já se passou desde que o homem inventou o tal amor, e hoje em dia é muito difícil [pra não dizer impossível] viver sem levar em consideração tudo o que surgiu com essa bendita invenção.
Mas, minha concepção do tal amor não vai muito além disso. E eu não saberia falar sobre esse tema de outra forma.

[Taí ô B.M -> http://eutenhoumblog.blogger.com.br meu post sobre amor. Mais ou menos o que você o imaginou?]

Sem comentários:

Enviar um comentário